Exposição Itinerante - O Navio Negreiro


Exposição

Sexta-feira 9 de Março de 2018 Domingo 18 de Março de 2018 evento passado

Das 09:00 às 19:00

Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá - Porto Seguro mapa do local



O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC), órgão vinculada a Secretária de Cultura, fará o lançamento na quinta-feira (09), às 19h, da Exposição Itinerante Navio Negreiro - Castro Alves e Hansen Bahia, no Teatro Castro Alves. A exposição tem a curadoria de Ayrson Heráclico, e apresenta obras de Hansen Bahia, inspiradas pelo poema Navio Negreiro de Castro Alves. A exposição correrá mais 12 cidades do estado da Bahia.

Em abril de 1868, o poeta baiano Castro Alves escreveu um dos seus principais poemas abolicionista: O navio negreiro. A obra descreve imagens de violência contra os africanos subjugados de escravos e protestava contra a desumanidade da condição escrava, denunciando o horror da travessia atlântica nos porões dos navios. Em 1959, o artista alemão, Karl Heinz Hansen criou uma série de gravuras sobre a obra de Castro Alves, intitulada ?Caminho das Lágrimas?. Nessa obra de Hansen, ele apresenta a dor e o flagelo dos africanos no Atlântico. O artista compadece do sofrimento negro, com uma corporeidade dramática de quem enfrentou o holocausto nazista.

Segundo o curador da exposição Ayrson Heráclito, o objetivo dessa exposição itinerante é relembrar o encontro entre dois grandes artistas que mesmo vivendo épocas distintas, se uniram pela dor. ?nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo? afirmou Heráclito.
No dia 13 e 14 pela manhã os alunos do colégio Manoel Novaes participarão de uma oficina e por isso, a visitação para a exposição acontecerá pela tarde a partir das 12 até às 18hs.

Mais informações: www.cultura.ba.gov.br/2017/11/14594/TCA-recebe-Exposicao-Itinerante-Navio-Negreiro.html

  Centro de Cultura - Rua XV de Novembro - Paquetá, Do dia 9 ao dia 18/3/2018

Programação sujeita a alteração sem aviso prévio

Seja indulgente, a webmaster tenta o melhor para se manter informada...
... então se você souber de qualquer coisa a mais acontecendo na região da Costa do Descobrimento
(de Belmonte a Caraíva), não hesite em cadastrar-la na agenda (é gratuito!)

Agenda completo

Buscar na agenda

eventos passados também

Há 14 pessoas navegando neste site no momento...

Os animais silvestres precisam da sua atenção

Os animais silvestres precisam da sua atenção

Apesar da chuva, a mata continua queimando... e os animais pedem socorro! Se você encontrar algum animal no seu quintal, ou atravessando a rua, proteja-o, a casa dele está pegando fogo!!! Pode ser Saruê, Cobra, Preguiça, Tatu, etc, não Mate,
Proteja!!! Faça sua parte!


Este anúncio foi visto 1'687 vezes
e recebeu 3 clics desde 20/3/2019
anuncie aqui !


Publicidade